Sistema de ERP

O que éSistema de ERP?

O que é ERP?

O ERP vem do inglês (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa) e representa uma série de atividades gerenciadas por um software ou por pessoas, que ajudam na gestão de processos dentro de uma empresa, portanto, ERP é um Sistema de Gestão Empresarial.

Uma importante meta do ERP é facilitar o fluxo de informações de uma organização para otimizar a tomada de decisões dentro da empresa. Um sistema de ERP ajuda de maneira eficaz as corporações a atingirem esta meta, coletando e organizando informações em diferentes níveis, oferecendo em tempo real indicadores de performance que ajudam na gestão.

A Opção Multimídia tem parceria com a Bling, que é o sistema de ERP voltado para a pequena e média empresa.

Para que serve o ERP?

Uma empresa precisa gerenciar contas a pagar e a receber, vendas e pedidos, folha de pagamento de funcionários, controlar estoque, emitir nota fiscal, entre diversos outros processos. Para cada função, poderia existir um software diferente. Gerenciar todas informações separadamente necessita de muito tempo e é mais suscetível a erros. Quando todas essas informações estão dentro de um único sistema, erros são mais difíceis de acontecer e o gerenciamento e analise de todas essas informações ficam mais rápidas. O software ERP serve para isso.

Quando toda empresa é gerenciado através de um único sistema, é mais fácil a comunicação entre todos os departamentos da empresa, desde a administração, financeiro, RH, logística e produção. Por exemplo, o RH será responsável por lançar todas informações de funcionários dentro do software, mas é o financeiro que fará o controle do quanto vai para pagamento de impostos, de funcionários ou de outras contas. O marketing da empresa pode consultar o sistema e verificar que um determinado produto não está tendo tanta venda como eles acreditavam que teria, e pensar em estratégias para reverter essa situação para não ter prejuízo. O pessoal da produção pode dar baixa na matéria prima que está sendo usada para a fabricação de produtos, enquanto o pessoal responsável por compras irá gerenciar que o mínimo de estoque daquela matéria prima foi alcançada e que precisa ser reabastecido.

Se cada um dos setores tivessem programas diferentes, que não se comunicam entre si, a gestão ainda pode ser realizado, mas com uma chance gigantesca de ocorrer erros e ocasionar prejuízos, estes que os sistemas ERP evitam. Apenas para exemplificar, vamos supor que o pessoal da produção use uma matéria prima para fabricação de um produto, e não avisa para o departamento de compras que está quase acabando.

Quando for precisar, essa matéria prima não vai estar disponível, e toda produção irá se atrasar, podendo diminuir as vendas, gerar atraso no recebimento do cliente visto que ele também não recebeu o produto, e inclusive trazer outros prejuízos para empresa.

Quais são osMódulos disponíveis

Nota Fiscal

Emita Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e):
Independente do tamanho da sua empresa, o Bling tem a ferramenta certa para emissão de notas fiscais eletrônicas para o seu negócio.

Cálculos automáticos de impostos para envio de XML e DANFE:
O Bling calcula automaticamente os impostos das notas (ICMS, ST, DIFAL, IPI, PIS, COFINS, ST e II). Além disso, envia automaticamente o XML para a Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ). Você ainda pode enviar a DANFE e o XML por email ao cliente.

Agilidade em Emitir notas fiscais em poucos cliques:
Você não precisa informar os dados de uma venda para emissão de Nota Fiscal duas vezes. O Bling armazena as informações de cadastro, clientes e produtos de forma automática para você. Assim, emitir Notas Fiscais leva menos de 1 minuto. E na emissão da primeira Nota Fiscal, com o Certificado Digital em mãos, você levará menos de 5 minutos para realizar a operação.

Contemplamos as principais notas fiscais do mercado:
Você pode emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para mais de 500 cidades do país, nos principais mercados brasileiros.

Estoque

Cadastro de itens e gestão de produtos:
O Bling permite o cadastro dos dados de seus produtos, mantendo as informações de códigos, descrições, categorias e informações fiscais. Assim, você centraliza todas as informações e reduz a possibilidade de erros. Gerencie seus produtos no Bling através do cadastro e edição de dados. Informe limites de estoque e localização dos itens, agilizando o trabalho de despacho e aumentando a produtividade. Insira ainda informações para controle de fornecedores e nunca perca de vista informações vitais.

Controle de kits de produtos:
Cadastre produtos com variação de tamanho, por exemplo, como vestuário e calçados. Assim o seu comercial poderá acessar tudo de forma fácil e simples. O Bling ainda permite que você monte kits com produtos que são desmembrados automaticamente ao gerar a nota fiscal.

Registro de nota fiscal de entrada:
Automatize a entrada de compras através da importação de notas de fornecedores.

Vendas

Pedidos de venda de forma integrada:
Tenha toda a rotina de vendas e integre dados de forma simples. Registre pedidos de venda ou gere a partir de propostas comerciais, dê baixa no estoque, lance contas a receber e gere notas fiscais, gerenciando o faturamento de seus pedidos. Você ainda pode acompanhar o status, enviar por e-mail para o cliente e consultar relatórios gerenciais.

Crie e envie propostas comerciais:
Padronizar e criar propostas comerciais com aparência profissional é muito mais fácil com o Bling. Você pode definir modelos de propostas que trarão maior agilidade no envio de seus orçamentos. Além disso, pode acompanhar o status e gerar Pedidos de Venda e Ordens de Serviço automaticamente.

Trabalho mais ágil para vendedores e controle de comissões:
Com um usuário e senha, vendedores podem registrar as vendas efetuadas de forma autônoma, de qualquer lugar, com um dispositivo ligado a internet. Controle permissões de acesso, comissões e a produtividade do time de vendas. Acompanhe de forma imediata e com agilidade o atendimento de seus pedidos de vendas e controle pagamentos e porcentagens de comissões de acordo com parâmetros definidos.

Frente de Caixa

Geração e uso do código de barras:
Use as etiquetas criadas no Bling para que o seu leitor de código de barras automatize o registro de vendas. Assim, a sua gestão fica mais eficiente e os dados na palma de sua mão.

Controle o que entra e sai na empresa:
Controle de abertura e fechamento de caixa
Gerencie a abertura e fechamento de caixa com precisão para não perder tempo e dinheiro. Acompanhe e controle todas as entradas de recursos em dinheiro e todas as outras formas de pagamento em cada período de atividades.

Não perca tempo com emissão de notas fiscais:
Emissão de NFC-e
Tenha agilidade e emita a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica com poucos cliques após a finalização da venda.

Integração E-Commerce

Integração com loja virtual:
O Bling é um sistema de gestão que conversa de forma ágil e simples com dezenas de plataformas e-commerce e marketplaces. Assim, você pode capturar os pedidos que entram em sua loja virtual de forma automática, incluindo dados de clientes e produtos comprados. Você ainda agiliza a operação e atendimento ao cliente, com a emissão de Notas Fiscais e etiquetas sem a necessidade de redigitação.

Cadastre, venda e estruture seu estoque:
Informações centralizada e gestão integrada
Com a integração perfeita entre ERP e plataforma de loja virtual, você centraliza toda a operação. Assim, é possível acompanhar o estoque, cadastros de clientes e produtos, vendas e time comercial. Tudo em um único lugar e em poucos cliques. É eficiência e precisão da venda à gestão.

Acabe com problemas de logística:
Integrações Logísticas e pioneirismo
Com o Bling a sua logística ganha por meio do fluxo de informações precisas da venda até a expedição de pedidos. Isso é possível devido a integração SigepWeb dos Correios, Intelipost, Pier8 e SHL. Além disso, o Bling é pioneiro na integração com sistemas e-Fulfillment dos Correios.

Integração com Marketplaces

O Bling se integra a mais de 75 plataformas de e-commerce e principais marketplaces:
Do pedido à entrega, gerencie toda a sua loja por meio das integrações Bling.

 

 

 

 

 

Serviços

Emita ordem de serviço:
Você emite suas ordens de serviço à partir de propostas comerciais, pedidos de venda e contratos ou inclui diretamente no sistema. Você poderá emitir notas de produtos e serviços, gerando contas a receber por categoria. Incluir o técnico e vendedor e controlar suas comissões, enviar por e-mail, acompanhar o status e imprimir suas etiquetas.

Fácil de usar e simples configuração:
Controle orçamentos fornecidos
A ordem de serviço pode ser usada como orçamento para apresentação e aprovação do cliente.

Finanças

Fluxo de Caixa:
Com o Bling você define processos claros para o recebimento e armazenamento de informações sobre o Caixa. É possível separar receitas e despesas e organizar informações por categorias. Com ferramentas como o Fluxo de Caixa e Balancete, é possível garantir a documentação de entradas e saídas e saber com antecedência se há recursos para que compromissos sejam honrados.

Não jogue mais dinheiro fora:
Controle de contratos e cobranças
Gerenciar contratos e cobranças torna-se uma tarefa fácil com o Bling e você não precisa lembrar de todas as cobranças. O sistema de gestão gerencia as cobranças recorrentes, independentemente do prazo delas, enviando boletos diretamente aos seus clientes.

As finanças com muito mais potência:
Controle de contas a pagar
O Bling lembra você dos compromissos financeiros e ajuda você a gerenciar seus pagamentos e recursos por meio de informações claras e alertas. Assim, você pode se preocupar mais em fazer novos negócios e menos com o controle de informações e boletos para pagamento.

Cadastro

Organize informações de clientes, fornecedores e produtos:
Os dados ficam acessíveis e fáceis de compreender com o Bling.

Clientes e fornecedores:
O Bling possui cadastro de clientes e fornecedores, nacionais e estrangeiros, com todas as informações necessárias para emissão de notas e boletos. Permite a impressão da sua lista de contatos, exportação através de planilhas padrão e exclusão. Você ainda pode enviar e-mails para clientes selecionados, imprimir etiquetas e lista de aniversariantes.

Integração com Correios

Impressão de etiquetas PAC, Sedex e outros:
Gere as etiquetas para despacho com os dados de suas vendas e as imprima diretamente pelo Bling.

Integração de SIGEP Web:
Os dados de seus envios de mercadorias são compartilhados de forma automática com o sistema de sua agência dos Correios, evitando erros e atrasos no despacho.

 

 

Boleto com Registro

 

Boleto com registro via CNAB:
O Bling possibilita a troca de arquivos com bancos no formato CNAB para o envio de registro de cobranças e para obtenção de dados sobre os pagamentos e baixas de contas a receber.

Entrega com segurança e qualidade
O sistema cria uma lista com todas as contas a receber gerando uma remessa.

O cliente envia para o banco e o mesmo registra e envia o retorno.

Tem alguma dúvida?